"Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.". (Provérbios 22:6)"

Será que temos instruído nossos filhos?



"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22:6

Se verdadeiramente quisermos que este versículo seja uma realidade na vida de nossos filhos, cabe a nós, pais e mães, em obediência a Palavra de Deus, evangelizar e discipular nossos filhos. Precisamos além de levá-los a Jesus, ensiná-los a crescer na intimidade e comunhão com Deus.

Ensinar a criança no caminho em que deve andar é muito mais do que levá-la a igreja domingo após domingo, é muito mais do que ensiná-la a ser religiosa, é muito mais que ensiná-la a orar na hora das refeições, é muito mais que proibí-la de assistir um desenho da Disney, é muito mais que ler a Bíblia só no dia em que dá tempo, é muito mais do que cursá-la em um colégio cristão, é muito mais que delegar a professora da Escola Dominical o que Deus nos delegou como pais.

Ensinar a criança no caminho em que deve andar é viver a vida de Cristo a cada momento de nossa vida, é exalar o bom perfume de Cristo em nossos lares, para que nossos filhos vejam Cristo e o seu amor através de nós. Ensinar a criança no caminho em que deve andar é levá-la a amar a Deus de todo o seu coração e de toda a sua alma, como nós o amamos, é ensiná-la a ter comunhão íntima com Deus como nós temos, ensiná-la a ter desejo de orar, falar com Deus como nós, é ensiná-la a ter fome da Palavra e se alimentar diariamente como nós nos alimentamos. Se é que temos esta comunhão com Deus !!!
Ensinar a criança no caminho em que deve andar é colocar a Palavra de Deus no coração e na alma de nossos filhos, estando sempre a frente dos seus olhos. É ensinar a tempo e fora de tempo, é almoçando na mesa, brincando no chão, tomando banho, fazendo jantar, comendo juntos. Andando no caminho da padaria, da escola, do shopping, da feira, do parque. É ensinando na hora de deitar, na hora de se levantar para a escola: 


"Ponde pois estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos,

E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas". (Deuteron. 11:18 a 21) 
e quando for velho não se desviará deste caminho, pois as promessas de Deus são verdadeiras, não mudam e não falham. Sendo assim porque tantos jovens que foram "criados em lares evangélicos" e foram "criados na igreja" estão hoje longe de Deus, desviados para as drogas, alcoolismo, prostituição, marginalidade? Ou mesmo não querendo nada com Deus. Quem falhou ? Deus ou nós os pais?


Hoje é o tempo urgente para vivermos essa promessa de Deus em nossos lares, pois como pais desta geração precisamos também com urgência obedecer e viver a Palavra de Deus em Salmos 78.
"Escutai a minha lei, povo meu: inclinai os vossos ouvidos às palavras da minha boca.
Abrirei a minha boca numa parábola: proporei enigmas da antiguidade.
Os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado.
Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez.
Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos;
Para que a geração vindoura a soubesse; os filhos que nascessem se levantassem e a contassem a seus filhos;
Para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos.
E não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel para com Deus.

Que possamos perseverar firmes na instrução de nossos filhos.


Gif






Ensinar as Crianças no caminho: Conselho Divino
Desejo fornecer aos pais, que são os primeiros responsáveis pelos filhos, informações e orientações que os possam ajudar a edificar caracteres sólidos que os ajudem suportar as enchentes de maldade que assolam nosso planeta nestes últimos dias da história do mundo.

Os pais são os representantes de Deus, e a obra de preparar os filhos tanto para esta vida como para a vida eterna, pertence aos pais. Porque o lar é a primeira escola, e os pais os primeiros professores.

Já nos tempos do Antigo Testamento Deus instruiu os pais de família, dizendo: "Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-se e ao levantar-se. Também as atarás como sinal na tua mão e serão por frontal entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas". (Deuteronômio 6: 6-9)

Mais de mil e quinhentos anos mais tarde, o apóstolo Paulo escreveu: " Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestações do Senhor." (Efésios 6:4)


Quando se deve começar a educação?
Desde o ventre.  Deve-se começar sua educação.
Educação quer dizer o processo pelo qual a criança é instruída, desde o ventre à infância, da infância à juventude, e da juventude à maturidade.

A Palavra de Deus recomenda: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22:6)

"As lições que a criança aprende durante os primeiros sete anos de vida, tem mais a ver com a formação do seu caráter, que tudo o que ela possa aprender nos anos posteriores."

Na verdade os três primeiros anos são os mais expressivos, daí a importância da companhia da mãe de maneira especial nesta etapa da vida da criança.

Os componentes do relacionamento nos primeiros anos não podem ser supridos por mães substitutas, ou mesmo por creches. O papel desempenhado pela mãe nos primeiros anos tem efeito decisivo sobre a inteligência da criança.

Em resumo: o papel dos pais e principalmente o da mãe, na educação dos filhos, é da mais alta importância e insubstituível.

Que lições devem ser ensinadas aos filhos?
1. A primeira lição que deve ser ensinada à criança é que Deus é o nosso pai. O pai e mãe terrestres, são representantes do Pai celestial. Esta é uma grande responsabilidade que repousa sobre os pais.
Devem ensinar à criança que Deus é amor e que Ele é também a fonte de todo o bem, devem os pais ensinar ao bebê, à criança e ao jovem, o amor de Jesus, o Filho de Deus.
Outro ensino fundamental a ser ensinado é o amor ao próximo. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo é das regras mais importantes da vida.

2. Em segundo lugar deve-se ensinar à criança, as lições de obediência e respeito aos pais, bem como o domínio próprio.
Pais que deixam passar vários anos para depois ensinar aos filhos que devem ser obedientes, estão perdendo a chance de educar, pois depois dos primeiros anos se torna quase impossível ensinar lições de obediência.
A bíblia diz:
"A criança entregue a si mesma  envergonha a sua mãe. . . Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma." (Provérbios 29:15 e 17)


3. Em terceiro lugar deve-se ensinar á criança, lições sobre saúde.
A importância de ingerir alimentos saudáveis, em horas certas; o asseio pessoal; o dormir em ambiente ventilado; o evitar o uso de drogas que destroem a saúde, como o fumo o álcool e os tóxicos em geral, o bom comportamento em casa e nas casas dos outros.

As potencialidades de um criança podem ser incalculáveis. Se os filhos forem bem educados, poderão ser uma alegria para os pais, uma bênção para a comunidade e acima de tudo, honra e glória para Deus.

4. Um outro elemento que deve fazer parte da educação da criança é o espírito de serviço. A criança deve ser estimulada a auxiliar o pai e mãe, estimulada a ser abnegada e dominar-se a si mesmo.

Os nossos filhos são um precioso tesouro que Deus nos confiou.

No Salmo 127:3, A Bíblia diz que os filhos são a herança do Senhor.
Uma grande educadora escreveu o seguinte: "Os pais devem ser a mão humana de Deus, preparando seus filhos para a vida eterna. É como se Deus nos dissesse: Eduquem esta criança para mim.

Poderia citar um exemplo de criança que foi educada dentro dos padrões da orientação de Deus. Samuel - Dedicado a Deus desde a concepção. Serviu a Deus nos dias dos primeiros reis de Israel. Tornou-se um grande profeta do Senhor.

Certa vez numa denominação evangélica, o ancião chegou ao pastor e propôs um severo castigo para dois meninos que estavam estragando um tapete do templo.
- Deixe os meninos disse o pastor: Uma polegada de meninos vale mais que quilômetros de tapetes.

Amados pais:
Nosso filhos são preciosos presentes de Deus. São a herança do Senhor.
Como pais, devemos saber que um dia Deus vai perguntar:
"Onde está o rebanho que te foi confiado, o teu lindo rebanho?" Jeremias 13:20. Ou em outras palavras: Onde estão os filhos que eu te dei?

Cada um de nós terá que responder, queiramos ou não.
Permita Deus, que nossa resposta possa ser a que está em Isaías 8.18, 

"Eis-me aqui, e os filhos que o Senhor me deu."

Repetida em outras palavras em Hebreus 2:13: 
"Eis aqui eu, e os filhos que Deus me deu."

Logo Jesus voltará  para reunir a família da terra com família do céu. Cada filho da família terrestre deverá receber as boas vindas no lar de glória.

Permita Deus que todos nós, pais e filhos sejamos recebidos por Jesus quando Ele vier.

O meu grande desejo é que vocês pais possam ser abençoados ao educar. E um dia Deus os recompense com a herança do Senhor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha família

Deixe seu recado abaixo

Click na seta abaixo