"Instrui ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.". (Provérbios 22:6)"

Descontando o estresse nos filhos!?



                                        

A irritação e estresse resultado da vida moderna, é um problema que hoje alcança ao mais importante executivo até à simples mãe no "sossego"de seu lar.


Horários, compromissos, cobrança, rotina, correria, problemas... São ingredientes quase que "básicos" em nossas vidas nos dias de hoje, e todos misturados dão uma combinação um tanto explosiva. Bomba essa que muitas e na maioria das vezes acaba explodindo em cima de nossos próprios filhos.

Tantas preocupações, temores, e aborrecimentos geram irritação, nervosismo e descontrole, que podem acabar sendo transferidos para nossos filhos, e cônjuge através de atitudes e palavras negativas. Atitudes desprovidas de sabedoria e mansidão.

Já percebeu que naqueles dias em que parece que o "teto vai desabar" sobre sua cabeça e por mais que você tente não consegue achar solução, parece ser o dia em que seus filhos mais "aprontam" e a desafiam?

Pois é, mas sabe de quem é a culpa? SUA!
Você sabia que nesses dias você fica tão irritada e de mau humor, que não dá a mesma atenção de costume aos seus filhos, e apartir desse momento a criança parte para a "missão" de chamar a sua atenção, não importa como, seja ficando no seu pé quando você está na maior pressa, ou aprontando alguma pela casa.

É muitas vezes nesse momento onde nossos filhos estão tentando chamar nossa atenção, que nossa paciência se esgota, e tudo o que nos estressou acaba caindo na conta deles, que no fundo, só estavam tentando expressar sua preocupação e carência por nós.

Minha irmã é estudante de psicologia e compartilhou comigo um estudo científico muito interessante, explicando os malefícios do estresse sobre nossa saúde.

Explicando bem leigamente, o que acontece, é que quando algo nos oprime e estressa por muito tempo nosso organismo acaba passando por um sério processo químico.
O primeiro estágio (alerta) é aquele estresse normal que sentimos no dia-a-dia, ao passar por alguma situação tensa ou até mesmo emocionante. É o chamado "estresse positivo" que nos impulsiona a reagir em situações de risco. Quando o agente estressor permanece, passamos para o segundo estágio (resistência), nessa fase toda energia do organismo está concentrada no agente estressor. Assim nosso sistema imunológico enfraquece, e acabamos contraindo vírus e doenças facilmente.

E já no ultimo e terceiro estágio (exaustão) o sistema simpatico que é responsável pelas funções de alerta e ação do organismo, esgota todas as suas energias e o sistema parassimpático responsável pelo descanso, sono, desmaios, assume o controle afim de nos manter vivos. Ou seja, é ligado o piloto automático do corpo humano. Apartir desse momento, esse estado físico é conhecido como Depressão.
A tão famosa depressão, resulta de muita luta de nosso organismo para tentar resolver problemas causados pelo estresse, tristezas, preocupações, etc.

Por isso se algo lhe aborrece, resolva logo! Faça o que for necessário, se for relacionamento chame a pessoa e concerte, perdoe, peça perdão! Se for preocupação vá aos pés do Pai e entregue tudo à Ele, tenha fé! Faça a sua parte, mas não fique com esse problema nas suas mãos.

Não vamos deixar os males do mundo nos atingir e afetar a harmonia de nosso lar.
Lembre-se, nós não somos uma peça isolada, mas fazemos parte de uma aliança com nossa família. Se algo nos oprime, automaticamente afetaremos a vida de todos que nos rodeiam. E o pior que podemos fazer nesse momento é descontar frustrações no ponto mais vulnerável e puro do lar: nossos filhos!

É preciso muitas vezes respirar fundo e pedir ajuda ao Pai. Ele é o único a quem devemos lançar nossas expectativas, nossos temores e problemas. Ele é o único que conhece o íntimo de nosso ser, e o único totalmente capaz de nos entender, até quando nós não entendemos à nós mesmas.

Tem um versículo no qual eu descanso e me acalmo no Senhor ao ler:

"Pois assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Voltando e descansando, sereis salvos;
no sossego e na confiança estará a vossa força". (Isaías 30:15)

Amadas vamos descansar no Senhor e confiar nEle, esta é a nossa força!
No mais o que podemos fazer é amar nossos filhos e nossa família livres de qualquer peso. Vamos aprender a cada dia com nosso amado Deus, e com seu Filho Jesus, que disse: 

"Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração"

Salmos 10 versículo 17 SENHOR, tu ouviste os desejos dos mansos; confortarás os seus corações; os teus ouvidos estarão abertos para eles.


Salmos 22 versículo 26 Os mansos comerão e se fartarão; louvarão ao SENHOR os que o buscam; o vosso coração viverá eternamente.


Salmos 25 versículo 9 Guiará os mansos em justiça e aos mansos ensinará o seu caminho.


Salmos 34 versículo 2 A minha alma se gloriará no SENHOR; os mansos o ouvirão e se alegrarão.


Salmos 37 versículo 11 Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.


Salmos 69 versículo 32 Os mansos verão isto, e se agradarão; o vosso coração viverá, pois que buscais a Deus.


Salmos 76 versículo 9 Quando Deus se levantou para fazer juízo, para livrar a todos os mansos da terra. (Selá.)


Salmos 149 versículo 4 Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação.


Isaías 29 versículo 19 E os mansos terão gozo sobre gozo no SENHOR; e os necessitados entre os homens se alegrarão no Santo de Israel.


Mateus 11 versículo 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

Mateus 5 versículo 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.


Mateus 21 versículo 5 Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, Manso, e assentado sobre uma jumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.


Que Deus te abençoe em Cristo Jesus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha família

Deixe seu recado abaixo

Click na seta abaixo



Recados para Orkut